Como cuidar de um cabelo desfrisado/relaxado?

Como cuidar de um cabelo desfrisado/relaxado?

  1. Evitar usar aparelhos térmicos como alisadores, modeladores, ou secadores com temperaturas elevadas.
  2. Não aplicar o desfrisante/relaxante na zona que já tinha sido previamente desfrisada/relaxada. O desfrisante/relaxante só deve ser aplicado na raiz evitando tocar no restante comprimento e no couro cabeludo. Se re-desfrisar o cabelo, pode ficar com fios muito finos e quebradiços.
  3. Usar um champô sem sulfatos. Os sulfatos são ingredientes muito comuns nos champôs, mas atuam como um “detergente” agressivo que vai remover toda a oleosidade e sujidade do cabelo, mas com isto acabam também por agredir demasiado a cutícula dos fios bem como o couro cabeludo, por isso os cabelos desfrisados/relaxados devem evitar ao máximo o uso de champôs com sulfatos. Existem champôs sem estes componentes agressivos que podem ser usados com mais regularidade. Pode no entanto, se pretender, usar champôs com sulfatos 1 ou 2 vezes por mês para remover a fundo a sujidade capilar.
  4. Usar uma máscara reconstrutora na sua rotina capilar.
    • Se o cabelo estiver desfrisado/relaxado mas severamente danificado (demasiado quebradiço, não aguenta muita tensão, e está muito seco e áspero), usar uma máscara reconstrutora 1 vez por semana até que o cabelo comece a mostrar melhorias, assim que melhorar passar a usar este tipo de máscara de 2 em 2 semanas.
    • Se o cabelo estiver desfrisado/relaxado mas sem grandes danos, deve usar uma máscara reconstrutora de 2 em 2 semanas.
    • Deve alternar o uso de uma máscara reconstrutora com a utilização de uma máscara hidratante/nutritiva. Por exemplo, se usa a máscara reconstrutora 1 vez por semana deve usar a meio da semana uma máscara hidratante/nutritiva. Se usa a máscara reconstrutora quinzenalmente, deve usar a máscara hidratante/nutritiva na semana antes e na semana a seguir à reconstrutora.
  5. O cabelo desfrisado tem tendência a quebrar-se facilmente e a perder a hidratação de forma muito rápida, por isso deve ser hidratado regularmente durante a semana. Pode optar por hidratá-lo 2 a 3 vezes por semana, dependendo do estado do seu cabelo e da sua disponibilidade.
    • Para hidratar pode usar o métodos Moisturize & Seal:
      • Moisturize & Seal – Consiste em aplicar um creme à base de água (pode ser um creme mais aguado ou mesmo um creme mais espesso, depende da preferência) e no fim deve pôr um pouco de óleo.
  6. Dormir com uma touca, lenço ou fronha de cetim. Os tecidos de algodão causam atrito aos fios de cabelo e absorvem os produtos do cabelo, e se estiver frágil e quebradiço vão piorar a situação. Por isso deve optar por uma touca/lenço ou fronha de cetim de forma a deixar o cabelo hidratado durante toda a noite.
  7. Como alternativa de penteados pode optar pela Texturização. A Texturização engloba técnicas de obtenção de penteados sem recorrer ao uso de aparelhos térmicos. Como exemplos de penteados tem: os Twist Outs, ou Braid Outs (ver imagem), Bantu Knot Outs, Flexi Rods Set, Perm Rods Set, Straw Curls, Three Strand Twists, etc.
Braid Outs no cabelo desfrisado