Como recuperar um cabelo danificado e quebradiço?

Como recuperar um cabelo danificado e quebradiço?

  1. Evitar usar aparelhos térmicos como alisadores, modeladores, secadores com temperaturas elevadas, bem como produtos químicos (desfrisantes, tintas, progressivas) enquanto o cabelo está neste estado.
  2. Usar um champô sem sulfatos. Os sulfatos são ingredientes muito comuns nos champôs, mas atuam como um “detergente” agressivo que vai remover toda a oleosidade e sujidade do cabelo, mas com isto acabam também por agredir demasiado a cutícula dos fios bem como o couro cabeludo, por isso os cabelos danificados ou couros cabeludos sensíveis devem evitar ao máximo o uso de champôs com sulfatos. Existem champôs sem estes componentes agressivos que podem ser usados com mais regularidade. Pode no entanto, se pretender, usar champôs com sulfatos 1 ou 2 vezes por mês para remover a fundo a sujidade capilar.
  3. Usar uma máscara reconstrutora na sua rotina capilar.
    • Se o cabelo estiver severamente danificado (demasiado quebradiço, não aguenta muita tensão, e está muito seco e áspero), usar uma máscara reconstrutora 1 vez por semana até que o cabelo comece a mostrar melhorias, assim que melhorar passar a usar este tipo de máscara de 2 em 2 semanas.
    • Se o cabelo estiver danificado de forma ligeira ou média, ou se não parecer danificado mas costuma alisar regularmente, ou desfrisar, ou pintar, ou fazer progressiva, então deve usar uma máscara reconstrutora de 2 em 2 semanas.
    • Deve alternar o uso de uma máscara reconstrutora com a utilização de uma máscara hidratante/nutritiva. Por exemplo, se usa a máscara reconstrutora 1 vez por semana deve usar a meio da semana uma máscara hidratante/nutritiva. Se usa a máscara reconstrutora quinzenalmente, deve usar a máscara hidratante/nutritiva na semana antes e na semana a seguir à reconstrutora.
  4. Se tem o cabelo crespo ou encaracolado muito seco, deve hidratá-lo várias vezes durante a semana. Para cabelos tipo 4 deve hidratar dia-sim-dia-não ou mesmo todos os dias se o cabelo for intensamente seco ou perde a hidratação facilmente. Se tiver o cabelo tipo 2 ou 3 ou não for tão seco, pode optar por hidratar 2 a 3 vezes por semana.
    • Para hidratar pode escolher um destes 3 métodos: LOC, LCO, ou Moisturize & Seal:
      • LOC – Este método é mais indicado para cabelos Tipo 4 ou que sejam extremamente secos: consiste em aplicar água ou um leave-in no cabelo húmido, a seguir colocar um óleo e depois um creme espesso. Deve focar-se especialmente a hidratar as pontas que são a zona mais frágil do cabelo.
      • LCO – É um método idêntico ao anterior mas as duas últimas ordens estão invertidas. Ou seja, deve aplicar água ou leave-in no cabelo húmido, a seguir um creme espesso e depois um óleo. Como alternativa ao creme espesso, pode usar a manteiga de karité natural.
      • Moisturize & Seal – Este método é mais indicado para cabelos Tipo 2 e 3 ou cabelos desfrisados ou cabelos que não sejam demasiado secos. Consiste em aplicar um creme à base de água (pode ser um creme mais aguado ou mesmo um creme mais espesso, depende da preferência) e no fim deve pôr um pouco de óleo.
  5. Dormir com uma touca, lenço ou fronha de cetim. Os tecidos de algodão causam atrito aos fios de cabelo e absorvem os produtos do cabelo, e se estiver frágil e quebradiço vão piorar a situação. Por isso deve optar por uma touca/lenço ou fronha de cetim de forma a deixar o cabelo hidratado durante toda a noite.
  6. Como alternativa de penteados pode optar pela Texturização. A Texturização engloba técnicas de obtenção de penteados sem recorrer ao uso de aparelhos térmicos. Como exemplos de penteados tem: os Twist Outs (ver imagem), ou Braid Outs, Bantu Knot Outs, Flexi Rods Set, Perm Rods Set, Straw Curls, Three Strand Twists, etc.
Twist Outs

Produtos Reconstrutores: