O que é?

O cronograma capilar é uma forma de organizar em rotina os cuidados com os cabelos intercalando os tratamentos de hidrataçãoreconstrução e nutrição da maneira ideal para cada pessoa – considerando sempre o nível de danos nos fios e o tipo de cabelo de cada um.

O que faz?

Garante que o cabelo fique saudável e tenha todas as necessidades atendidas na medida certa. Assim vai se manter forte, hidratado, brilhante e protegido dos danos.

Para quem se destina?

É indicado para todos os tipos de cabelo, independentemente da sua textura, já que todos os fios podem sofrer com fatores externos (danos de chapinhas, secadores, solares ou químicos). Ao intercalar as etapas de tratamento, dentro de um período sugerido de 4 semanas, é possível suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar.

Conheças as 3 Etapas de Tratamento:

1- Hidratação: é a etapa de repor as moléculas de água e abrir caminho para a absorção dos nutrientes com as máscaras hidratantes. É essencial porque deixa os fios macios, livres do ressecamento e, de quebra, e com maior elasticidade. Vai também preparar o cabelo para que ele retenha bem todo o tratamento feito nas outras etapas do cronograma.

2- Nutrição: a função da nutrição é repor os nutrientes (lípidos) que os fios de cabelo perdem. Esta etapa é composta essencialmente por óleos e manteigas ou produtos feitos essencialmente à base de óleos/manteigas. Os óleos são constituídos por grandes moléculas que vão criar uma espécie de barreira nos fios (selagem) para que a hidratação não saia. Os cabelos encaracolados/cacheados e crespos costumam apresentar maior tendência ao ressecamento dos fios, pois a sua curvatura impede que a oleosidade criada pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo chegue às pontas. Assim, entre os tratamentos mais indicados para eliminar o ressecamento está a nutrição capilar.

3- Reconstrução: é a fase em que o cabelo vai ser restaurado profundamente dos danos por meio de uma máscara reconstrutora. Nessa etapa faz-se a reposição das proteínas e da massa capilar que se perde nos fios devido aos fatores externos: alisamentos químicos, tintas, descolorações, ou uso de ferramentas de calor (alisadores/secadores) e exposição excessiva do sol, água do mar, cloro e/ou poluição. Os cabelos muito danificados, essencialmente por estes fatores externos, que se mostrem muito frágeis, quebradiços, e vazios vão fortemente precisar da Reconstrução no seu Cronograma. É importante não realizar esta etapa de forma exagerada (mais do que 2 vezes por mês) e intercalar a Reconstrução com as outras duas etapas de maneira a que o cabelo não fique saturado de proteínas e perca a sua elasticidade resultando numa maior quebra dos fios.

Tenho o couro cabeludo oleoso, posso seguir o Cronograma Capilar?

Cabelos Encaracolados ou Crespos: Sim, pois o comprimento dos fios encaracolados e crespos possuem maior tendência ao ressecamento. Dessa forma, intercale corretamente as etapas do cronograma e lave a raiz dos cabelos com um champô purificante específico para controlar a oleosidade excessiva dessa região.

Cabelos Lisos ou Ondulados: Sim, se o comprimento dos fios apresentar algum tipo de ressecamento médio ou elevado. Na altura das etapas de Hidratação e Nutrição foque-se mais nas pontas e não aplique na raiz.

Qual o espaçamento mínimo entre as etapas?

As etapas do cronograma devem ser feitas com um espaçamento mínimo de 48h.

Lavo o cabelo menos de 3 vezes por semana, como faço?

Pode fazer o cronograma em todas as lavagens da semana, como só lava duas vezes, aponte apenas de acordo com a lavagem que fez.
Por exemplo, se a sua tabela for a de hidratação, na primeira lavagem da 1ª semana começa com hidratação, na segunda lavagem volta a fazer hidratação, e na 2ª semana faz nutrição, que seria a terceira lavagem da 1ª semana, mas como lava apenas duas vezes siga o calendário por número de lavagens e não por número de semana.

Durante quanto tempo devo fazer o Cronograma Capilar?

O cronograma deve ser feito no mínimo 4 semanas seguidas e no máximo 6 meses seguidos. Quando sentir o seu cabelo saudável, e depois começar a ficar pesado (melado) é sinal que está saturado e precisa parar, aí faz a lavagem normalmente com champô e condicionador e 1 a 2 vezes por semana uma máscara hidratante. Pode ficar assim 1 mês, 2 ou 3 e depois retomar o cronograma se o seu cabelo voltar a necessitar.

Quais são os resultados do Cronograma?


O cronograma vai deixar o seu cabelo hidratado, macio, forte, flexível, resistente e com mais brilho. Vai notar que o seu cabelo terá uma maior densidade porque os fios estão fortes, vai notar mais brilho e maciez porque está com o nível de hidratação e nutrição ideais. O cabelo pode começar a crescer mais rápido, o que na verdade é apenas o crescimento normal mas com menos quebra nas pontas. Com o passar do tempo, com as agressões, os cabelos ficam opacos, quebradiços e fracos e isso altera o ritmo de crescimento natural do teu cabelo, quando faz um tratamento como o cronograma que revitaliza e equilibra o cabelo, é normal que o seu cabelo recupere o ritmo de crescimento que havia perdido.