Dicionário de Termos Capilares

Dicionário de Termos Capilares

Baby Hair – são os fios de cabelo curtinhos nas bordas do cabelo, por isso têm esse nome (cabelo de bebé). Muitas naturalistas gostam de moldar os seus baby hairs com gel ou ceras para criarem penteados super fashion.

Bantu Knot Out – uma técnica para obter um penteado com caracóis que consiste em fazer coques (bantu knots) enquanto o cabelo está húmido e desfazê-los quando já estiver seco. No final, o cabelo fica com um formato diferente de caracóis. Esta técnica pode ser feita tanto em cabelos naturais como desfrisados.

Big Chop (BC) – significa “um grande corte ao cabelo”. Quando alguém com o cabelo desfrisado decide cortar as pontas defrisadas e só deixar a parte natural do cabelo (raiz) diz-se que fez um Big Chop.

Braid Out – uma técnica para obter um penteado com caracóis que consiste em fazer tranças no cabelo húmido/hidratado. Quando o cabelo seca desfaz-se as tranças para criar uns caracóis diferentes e definidos. Esta técnica pode ser feita tanto em cabelos naturais como desfrisados.

Ceramidas – são lípidos. Os lípidos actuam como uma barreira na cutícula dos fios de cabelo, o que leva as camadas da cutícula a terem uma melhor ligação entre elas, impedindo assim que os fios percam nutrientes. Óleos naturais como o Óleo de cártamo, Óleo de semente de uvas, ou Óleo de Girassol contêm alto teor de ceramidas o que beneficia no selamento da cutícula do fio.

Champô Purificante/Clarificante/Clarificador/Anti-Resíduos – é um champô capaz de limpar a fundo todos os resíduos, impurezas e produtos deixados no cabelo e couro cabeludo. Estes champôs contêm sulfatos.

Co-Wash  significa lavar o cabelo sem champô, ou seja, só lavar com um condicionador. O propósito é manter o cabelo mais hidratado no final da lavagem. 

Cronograma Capilar – é uma rotina de cuidados do cabelo que consiste em intercalar etapas de hidratação, nutrição e reconstrução para repor todos os nutrientes e proteínas perdidos pelo fio. A frequência deve ser adaptada a cada tipo de cabelo e para facilitar a organização pode ser montado um cronograma com os dias da aplicação de cada etapa. Lê mais aqui.

Custard – um produto finalizante que é uma combinação de creme + gel. Serve para definir e ao mesmo tempo hidratar os fios. Ao contrário dos Puddings, os Custards podem ter uma consistência mais parecida com um gel. Estes dois tipos de produtos são também ótimos para fazer penteados como Twist Outs, Braid Outs, Bantu Knot Outs, etc.

Day After – corresponde ao dia seguinte da lavagem do cabelo.

Dedoliss – uma técnica para obter caracóis com a máxima definição que consiste em passar uma pequena mecha do cabelo ao redor de um dedo como se fosse um modelador de caracóis.

Deep Conditioning – é um tratamento capilar que consiste na aplicação de uma máscara hidratante, nutritiva ou reconstrutora e uso de vaporização/calor durante 15 a 45min dependendo de cada tipo de cabelo. Opcionalmente, pode ser retirado o uso da vaporização/calor e deixar-se atuar durante 1h ou mais.

Finger Coils – é o mesmo que Dedoliss. Uma técnica para obter caracóis com a máxima definição que consiste em passar uma pequena mecha do cabelo ao redor de um dedo como se fosse um modelador de caracóis.

Fitagem – é uma técnica feita em cabelos encaracolados e crespos para obter caracóis super definidos, reduzir o frizz e controlar o volume. Consiste em dividir o cabelo em secções, dividir cada secção em várias mechas menores, aplicar um produto ativador e deslizar com os dedos entre os fios até formar caracóis definidos.

Flexi Rod – é um rolo flexível usado para criar caracóis no cabelo. Existem rolos flexíveis de várias espessuras, cada um cria um formato de caracol diferente. O nome do penteado feito com estes rolos chama-se Flexi Rod Set. Este penteado pode ser feito tanto em cabelos naturais como desfrisados.

Gel (EUA) vs Gel (BR) – a definição de gel no Brasil difere um pouco da definição de gel nos EUA. No Brasil, o gel é conhecido por ter uma consistência mais leve e líquida e tem o propósito de definir mas também dar volume aos caracóis. Já nos EUA o gel normalmente tem uma consistência bem densa e pesada e dá uma fixação e definição total ao cabelo. O gel nos EUA corresponde mais ao termo gelatina do Brasil.

Gelatina – é um produto de finalização bastante usado pelas naturalistas, principalmente no Brasil, para dar mais definição e fixação aos caracóis e controlar o frizz. Tem alta fixação, resultados duradouros e a consistência é também mais densa e pesada que o gel normal (do Brasil). Atenção: nos EUA e no Brasil a definição de gel não é bem a mesma! Lê o parágrafo anterior para perceberes melhor.

Hair Journey – em português significa “Jornada do Cabelo”. É a expressão usada para definir a jornada de melhores cuidados capilares.

Hidratação – é uma etapa de tratamento capilar que tem como propósito repor as moléculas de água perdidas nos fios. A água proporciona maciez, brilho, elasticidade e menos frizz aos fios evitando que se partam facilmente com o manuseio, pentear, etc. Os fios de cabelo que mais facilmente perdem a hidratação são os cabelos com caracóis mais apertados ou crespos ou os cabelos porosos (alta porosidade). A etapa de hidratação antecede sempre a etapa de nutrição! Para fazer um tratamento hidratante usa-se água e/ou ingredientes como a glicerina, aloe vera, mel, pantenol, etc. Lê mais sobre este tema aqui.

JBCO – significa “Jamaican Black Castor Oil” (Óleo de Rícino Jamaicano). É um óleo que estimula o fortalecimento, crescimento e volume do cabelo.

Leave-in – é um condicionador que não precisa de ser removido do cabelo, ou seja, depois da aplicação do leave-in não se enxagua o cabelo. É quase idêntico a um creme mas foi inventado para ser usado essencialmente no cabelo molhado/húmido após a lavagem para que o cabelo permaneça o mais hidratado e macio possível. Os leave-in’s surgiram porque muitas pessoas com o cabelo encaracolado tinham por hábito deixar o condicionador no cabelo.

Low Poo – é uma técnica de cuidados de cabelo em que são utilizados champôs somente sem sulfatos e produtos sem componentes derivados do petróleo (petrolatos/petrolatum, óleo mineral, parafina liquida, vaselina…). Acredita-se que os sulfatos e os componentes derivados do petróleo possam prejudicar a retenção de hidratação nos fios. Lê mais aqui.

No Poo – é uma técnica de cuidados de cabelo em que não são utilizados champôs nem produtos com componentes derivados do petróleo (petrolatos/petrolatum, óleo mineral, parafina liquida, vaselina…) nem produtos com silicones insolúveis. Para a lavagem dos cabelos é usado um condicionador Co-Wash. Acredita-se que os sulfatos, os componentes derivados do petróleo, e os silicones insolúveis possam prejudicar a retenção de hidratação nos fios. Lê mais aqui.

Nutrição – é uma etapa de tratamento capilar que tem como propósito repor os nutrientes (lípidos) que o cabelo perde. Esta etapa sela as cutículas dos fios para que as moléculas hidratantes não saiam. Com a nutrição, a hidratação dura mais tempo no cabelo. Esta etapa é essencialmente fundamental nos cabelos muito encaracolados e crespos, porque são os que ressecam com mais facilidade. A etapa de nutrição deve ser feita sempre a seguir a um processo de hidratação. Para fazer um tratamento nutritivo normalmente são usados óleos naturais, ou máscaras nutritivas, ou manteigas naturais, etc. Algumas técnicas para fazer uma Nutrição são por exemplo: o Deep Conditioning, ou o Moisturize & Seal, ou Umectação, ou os métodos LOC / LCO / LOCO, ou o Baggy Method. Lê mais sobre este tema aqui.

Prepoo – é um tratamento com máscaras ou com óleos naturais que se faz antes de lavar o cabelo. Consiste em aplicar, por exemplo, uma máscara no cabelo seco ou humedecido, um dia antes ou umas horas antes de lavar o cabelo, para deixá-lo mais hidratado, macio e fácil de desembaraçar. Também pode ser feito usando a técnica de Umectação, ou seja, aplicando óleos naturais no couro cabeludo e comprimento dos fios umas horas antes de lavar. Há quem prefira fazer Prepoo do que fazer tratamentos com máscaras depois do champô e também há quem faça os dois.

Porosidade do Cabelo – corresponde à capacidade que o cabelo tem de reter hidratação. Um cabelo com baixa porosidade sente dificuldade a absorver a hidratação mas assim que absorve retém-na durante um bom tempo. Um cabelo poroso (com alta porosidade) absorve rapidamente a hidratação mas preserva-a durante pouco tempo.

Pudding – é um produto finalizante que é uma combinação de creme + gel. Serve para definir e ao mesmo tempo hidratar os fios. Ao contrário dos Custards, os Puddings costumam ter uma consistência mais parecida a um creme (meio que um pudim), enquanto que os Custards costumam parecer-se mais com um gel. Estes dois tipos de produtos são também ótimos para fazer penteados como Twist Outs, Braid Outs, Bantu Knot Outs, etc.

Reconstrução – é o mesmo que Protein Treatment. É uma etapa de tratamento capilar que tem como propósito repor as proteínas nos fios. As proteínas fortalecem o cabelo, deixando-o mais resistente, e também selam as cutículas. As reconstruções são altamente indicadas para quem tem cabelos quebradiços, frágeis/danificados, ou porosos (alta porosidade), ou desfrisados, ou pintados, ou com madeixas, ou com progressiva, ou fracos e pouco volumosos. Também é bastante indicada para quem usa calor no cabelo (alisadores ou secadores). Para fazer um tratamento reconstrutor normalmente são usadas máscaras reconstrutoras. Lê mais sobre este tema aqui.

Selagem – significa “tapar” as falhas na cutícula dos fios de cabelo de forma a que as moléculas de água e os nutrientes não se percam, assim o cabelo mantém-se hidratado durante um longo período de tempo e sem frizz. Uma ótima forma de proporcionar a selagem dos fios é aplicar óleos ou manteigas naturais depois de se ter hidratado com creme.

Texturizer – é o mesmo que relaxante. É um desfrisante que não tem como intuito alisar os fios, mas sim abrir os caracóis. Um exemplo de Texturizer é o Just For Me Texture Softener.

Texturização – consiste em influenciar ou estimular os fios a ganhar forma ou até mesmo uma nova textura. É muito usada por quem está a passar pela transição e quer deixar as pontas lisas com caracóis naturais de forma a combinar com a raiz. A Texturização pode englobar diferentes técnicas como: bantu knot out; flexi rod set; perm rod set; braid out; twist out, straw curls, etc…

Transição – é a palavra usada para definir o processo de passar de um cabelo desfrisado/pintado/progressiva para um cabelo totalmente natural.

Twist Out – uma técnica para obter caracóis que consiste em fazer twists no cabelo húmido/hidratado. Quando o cabelo seca desfaz-se os twists para criar uns caracóis diferentes e definidos. Esta técnica pode ser feita tanto em cabelos naturais como desfrisados.

Umectação – é uma técnica prepoo com óleos naturais que nutre, faz reter a hidratação e fortalece os fios que estão secos e/ou danificados. Aplica um ou mais óleos naturais da tua preferência no cabelo, deixa atuar durante 30min a 2h e de seguida lava o cabelo normalmente. Também pode ser feita uma umectação nocturna se tiveres o cabelo extremamente ressequido ou danificado. A Umectação é diferente do Baggy Method, no Baggy Method é usado um leave-in/creme com ou sem óleos enquanto na Umectação/Greenhouse Effect são usados somente os óleos naturais.

Wash-N-Go – é quando decides lavar o cabelo e deixá-lo secar ao natural sem ajuda de brushing e sem recorrer a penteados como Twist Outs, Braid Outs, etc. Apenas deixar o cabelo solto a secar. Podes usar ativadores de caracóis como opção para encaracolar o cabelo.