O que é No Poo e Low Poo?

O que é No Poo e Low Poo?

No Poo e Low Poo são técnicas de lavagem e cuidados capilares que significam “Nenhum Champô” e “Pouco Champô”.

O objetivo destas técnicas é lavar os cabelos de maneira mais suave e menos agressiva possível, excluindo ou reduzindo o uso de produtos com componentes derivados de petróleo e sulfatos.

A técnica foi desenvolvida por Lorraine Massey que ganhou fama ao escrever o livro Curly Girl.

Durante um longo tempo, a oleosidade capilar era habitualmente sinónimo de sujidade, mas na verdade, contém vários minerais que são benéficos para os fios de cabelo à medida que os hidratam e os nutrem naturalmente. Como resultado, a indústria de cosméticos criou champôs com a presença de sulfatos, a fim de remover completamente o óleo capilar. Os champôs com sulfatos estão presentes em quase todos os champôs no mercado. O problema é que, com o óleo natural, os sulfatos também removem os nutrientes que a oleosidade natural possui, deixando os fios fracos, secos e quebradiços.

E por isso estas técnicas têm como principal propósito limpar o cabelo sem remover completamente os óleos naturais. Para isso, eliminou-se a necessidade de usar certos ingredientes presentes nos champôs, como sulfatos, petrolatos e silicones insolúveis. A diferença entre as duas técnicas é o nível de ingredientes tolerados: a técnica No Poo proíbe qualquer ingrediente como sulfatos, componentes derivados do petróleo (mineral oil, pretrolatum, vaselina, etc.) e silicones insolúveis. Enquanto o Low Poo é mais liberal, ou seja exclui os mesmos do No Poo exceto os silicones insolúveis.

Inicialmente, essas técnicas foram criadas especificamente para cabelos encaracolados, porque a hidratação natural leva muito tempo a chegar à ponta dos fios, levando o cabelo a ficar mais seco e áspero especialmente nas pontas.

Benefícios do No e Low Poo

  • Menos necessidade de lavar sempre o cabelo

Como esses métodos de lavagem sem sulfatos não removem os óleos naturais, o corpo não sente o “desespero” de substituir o óleo e, com isso, o cabelo leva mais tempo para ficar sujo, o que reduz sua constante necessidade de lavagem.

  • Diminuição da caspa e oleosidade

Devido à lavagem excessiva a oleosidade aumenta e cria caspa. Quando paramos de alterar o pH capilar, reduzimos esse excesso de óleo e a caspa para de se manifestar.

  • Cabelo mais natural e hidratado

O cabelo fica mais hidratado e parece muito mais natural, porque não há produtos ingredientes pesados e/ou agressivos na sua estrutura.

  • Mais brilho

Distribuindo justamente os minerais naturais, os fios ganham um ar mais brilhante!

  • Proteção do cabelo pintado

Como estas técnicas excluem o uso de ingredientes agressivos, a coloração e madeixas irão durar mais no seu cabelo.

Diferenças entre No Poo e Low Poo

Quais são os ingredientes que não podem ser usados nestas técnicas?

Qual das duas técnicas escolher?

Não existe uma técnica melhor que a outra, existe sim uma técnica adequada a cada necessidade do cabelo. Se o seu cabelo é super ressecado, ou mais encaracolado ou crespo, e que pode ficar alguns dias sem lavar e praticamente nunca se pareça oleoso, ou sentir que o seu cabelo não se dá bem com produtos com silicones insolúveis nos ingredientes, então pode optar pelo No Poo.

Se não quiser fazer uma mudança tão drástica na sua rotina capilar e não quiser abdicar dos champô, mas ainda assim o seu cabelo é muito ressecado ou não parece absorver bem os produtos, nesse caso opte pelo Low Poo.